10 maneiras inteligentes de lidar com a ansiedade e o medo

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Lidando com ansiedade e medo

Você está tentando superar a ansiedade? Seus medos às vezes o deixam paralisado? Esperando encontrar algumas maneiras práticas de trabalhar isso?



Se a resposta for sim, você não está sozinho. Embora os números estejam um pouco dispersos, pesquisa sugere que quase quarenta milhões de americanos lutam contra alguma forma de ansiedade a cada ano.

Em meu trabalho como conselheiro, posso dizer que a coisa número um que as pessoas desejam quando procuram orientação são ferramentas práticas e do mundo real para ajudá-las a trabalhar.



Isso é particularmente verdadeiro para pessoas que vivem com gremlins, como ansiedade social, ataques de pânico e fobias; problemas que, quando não controlados, podem se tornar incapacitantes e debilitantes.

Apenas para fins de revisão, vamos dar uma rápida olhada na definição tanto da ansiedade quanto do medo. Embora ambos estejam relacionados, eles não são os mesmos.

  • Ansiedade: Um estado de inquietação e angústia sobre o que o futuro reserva; marcado por apreensão e preocupação. Uma intensa sensação de pavor que carece de uma causa ou ameaça específica. Viver em um estado suspenso de alerta enquanto se sente desamparado.
  • Medo: Um sentimento de condenação pendente sob a ameaça de algo real ou imaginário. Sentindo-se apavorado e assustado.

Lembre-se dessas construções ao ler o que segue. Embora as sugestões mencionadas abaixo não devam ser consideradas curativas, elas foram elaboradas para ajudá-lo a trilhar o caminho da cura.



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A ansiedade começa na sua cabeça

1. Pare com a conversa interna negativa

Para muitas pessoas, viver com ansiedade significa se envolver em uma conversa interna negativa. Os exemplos incluem: “Não deveria me sentir ansioso” ou “Se eu fosse mais forte, não entraria em pânico”.

Aqui está o que você precisa saber. Sempre que você faz esse tipo de afirmação para si mesmo, está literalmente piorando sua ansiedade. Isso acontece porque você está reforçando uma mensagem subconsciente que diz ao seu cérebro que você está impotente.

Mas adivinhe? Você não está.

Tanto quanto possível, elimine palavras negativas de seu vocabulário e substitua-as por afirmações de apoio.

Exemplo. Troque declarações como, “ Se eu fosse mais forte, não teria pânico ” com ' Eu sou forte o suficiente para viver com o pânico em minha vida ” .

2. Abrace suas ansiedades e medos

Uma das emoções mais fortes é o medo. É um presente dado a você pela mãe natureza; um sistema de alerta interno projetado para mantê-lo vivo.

Abrace este presente com cada fibra do seu ser . Não se envergonhe nem tente negar sua existência. A ansiedade e o medo são primordiais e estão diretamente ligados à reação de fuga ou luta.

Quanto mais você tenta afastar a ansiedade, mais forte ela se torna. Mas quando você reconhece sua presença e reconhece que não é um inimigo, você muda a forma como ela se manifesta em sua vida.

Este é um conceito central de Terapia de Aceitação e Compromisso , também conhecido como ACT.

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3. Nix perfeccionismo e opte pela excelência

Você é perfeccionista? Tudo o que você faz precisa estar 100% certo - sem exceções? Se a resposta for sim, você está causando um grande dano à sua psique emocional e espiritual.

E você sabe o que mais?

Você está se preparando para o fracasso. Tentar ser perfeito leva à procrastinação, que atua como gasolina no tanque de combustível da ansiedade.

Em vez de ser perfeito, adote a mentalidade de excelência. Em outras palavras, opte por fazer o melhor que puder em tudo o que você fizer, lembrando-se disso erros fazem parte do processo de aprendizagem .

Ao ajustar seu pensamento, você transforma seu relacionamento com a ansiedade em algo que pode usar em seu benefício.

4. Centralize os pensamentos no aqui e agora

Quando um ataque de pânico acontece ou você fica paralisado de medo, é fundamental centrar-se no aqui e agora. Do contrário, há uma boa chance de você continuar caindo em uma espiral negativa e sentir que está perdendo o controle.

Para ficar centrado, respire fundo. Conte até dez e reconheça o que está sentindo. Não negue que o medo ou a ansiedade estão presentes em sua mente. Em vez disso, simplesmente reconheça que eles estão presentes.

Então, usando seus cinco sentidos, pergunte a si mesmo O que estou ciente no momento?

Por exemplo, se você está fora de casa, sente o cheiro de grama recém-cortada? Você ouve o vento passando pelas árvores? Você pode sentir a textura na lateral de um prédio de tijolos? Você entendeu a ideia. Use seus sentidos para se ligar ao momento.

Se você estiver em casa ou em um local privado, considere a possibilidade de fazer uma varredura corporal. Isso o ajudará a se sintonizar com a sua pessoa física e com a sua mente. Saiba mais visitando esta postagem em como conduzir uma varredura corporal .

5. Descubra outras pessoas que têm as mesmas preocupações

Uma das maneiras pelas quais o medo e a ansiedade se tornam mais fortes é empurrando você para o isolamento. Quando você não está falando sobre seus sentimentos ou discutindo como eles afetam sua vida, o medo paradoxalmente aumenta.

Para diminuir a intensidade desses sentimentos, é fundamental que você encontre outras pessoas que tenham preocupações semelhantes. Depois de fazer isso, compartilhe. Fazer isso ajuda a universalizar sua experiência e resistir àquela voz em sua cabeça que vive dizendo que você é louco.

Você não é.

A Anxiety and Depression Association of America tem um grupo de apoio online que você pode considerar. Clique aqui para saber mais e acessar.

Ao entrar em contato, você pode compartilhar suas experiências e aprender como os outros estão lidando com a situação. Além disso, você também fala sobre coisas que o ajudaram. O resultado final? Cura.

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6. Mantenha um diário de seus pensamentos

A mente é uma coisa poderosa. Às vezes, ele envia mensagens que você nem sempre ouve, mas mesmo assim influencia seus sentimentos. Esses pensamentos podem acontecer no nível consciente e subconsciente.

Para entender melhor a relação entre seu pensamento e seus sentimentos, mantenha um diário de pensamentos. Isso não precisa ser complicado. Você pode baixar um gratuitamente de um site legal chamado Auxílio de terapeuta .

Como os pensamentos também podem surgir durante o sono, escrever um diário de sonhos também pode ajudar. Aqui, o objetivo é procurar temas e identificar quaisquer padrões que possam estar apontando para a fonte de ansiedade.

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Você pode criar um diário de sonhos com o uso de um caderno simples ou pode comprar um pré-fabricado em lugares como Amazonas .

7. Mova seu corpo

Esta sugestão está firmemente enraizada na pesquisa clínica e é, em grande parte, senso comum. É muito simples. Para combater sentimentos de ansiedade e medo, você tem que se envolver em atividades físicas em uma base regular.

Isso ajuda a estimular substâncias químicas cerebrais importantes que estimulam a calma. Na ausência desses produtos químicos, o estresse em seu corpo aumenta, o que pode exacerbar os sintomas e piorar o pânico. Isso é particularmente verdadeiro se você viver com TOC .

Você não precisa ser fisiculturista ou guru do fitness para se beneficiar desta sugestão. Coisas simples, como uma caminhada ou corrida diária, podem fazer maravilhas. O mesmo pode acontecer com a participação em atividades como ioga, alongamento e ciclismo. Mova seu corpo e saia da sua cabeça.

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8. Passe algum tempo na natureza

O universo nos abençoou com um planeta incrível. É uma coisa viva que respira. Na medida do possível, tente passar o tempo ao ar livre e se tornar um com ele.

Mas para que isso aconteça, será necessário desligar a televisão, desligar o telefone e se afastar das redes sociais. Todos esses são estímulos externos de que você simplesmente não precisa.

Algumas pessoas se referem ao que estou falando como terapia da natureza . Por razões que não são totalmente conhecidas, a natureza tem uma maneira de curar nossos pensamentos e acalmar nossas ansiedades.

Mas em um nível intuitivo, isso não faz sentido?

Experimente caminhar em uma trilha natural ou passar algum tempo na floresta. Se você mora em uma cidade grande, encontre qualquer oásis natural que existe e simplesmente ser com o ar livre.

Finalmente, se você puder passar um tempo perto do oceano, de um lago ou de um rio, faça isso. A água em movimento tem um impacto curativo e restaurador na psique. Acho que isso se deve ao new ageism. Tudo que sei é que a água acalma.

9. Respeite a si mesmo

Há um velho ditado que diz assim: “Nunca deixe alguém se sentir confortável desrespeitando você . ” Sempre que você permite que alguém xingue você, zombe de você ou o rebaixe, você está se desrespeitando.

Se você quer ser tratado com respeito, você deve primeiro respeitar a si mesmo . Isso significa chamar as pessoas que o tratam mal e, se necessário, eliminar buracos tóxicos de sua vida.

Tudo o que essas pessoas fazem é alimentar sua voz interna negativa e violar seu espírito.

Ao respeitar a si mesmo, você altera para sempre seu relacionamento com a ansiedade.

10. Abandone a vitimização

Você é uma pessoa poderosa com a capacidade de transformar positivamente todos os aspectos de sua vida. Mas para que isso aconteça, você deve parar de culpar os outros por seus infortúnios.

Isso não é para minimizar quaisquer sofrimentos, dificuldades ou abusos que você possa ter sofrido. Obviamente, eles têm um impacto em tudo o que pensamos e sentimos.

Dito isto, há uma diferença entre reconhecer o infeliz e se tornar um prisioneiro dele. Sim, o que quer que tenha acontecido com você mais cedo na vida foi horrível.

Mas se você não está tomando medidas ativas para superar essas dificuldades e, em vez disso, está usando-as como desculpas para afirmações do tipo 'Não consigo', você envolver-se em desamparo aprendido .

Esse é um termo de dez dólares usado para descrever a dinâmica em que uma pessoa se recusa a criar mudanças em sua vida porque continua usando algo ruim de seu passado como uma permissão para ficar presa.

Se você está fazendo isso, pare com isso agora . Tudo o que a vitimização faz é bloquear você de viver sua vida em todo o seu potencial. Alimenta o medo e a vergonha e limita severamente a sua felicidade.

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Aqui está a verdade completa. Você tem apenas este momento no tempo. Ontem acabou. Não há nada que qualquer um de nós possa fazer sobre isso.

A questão a ser focada agora é esta: Você está vivendo no passado ou no presente?

Embrulhar

As ferramentas, ideias e sugestões mencionadas aqui obviamente não são uma lista completa. Mas podem servir como pontos de partida para lidar com o medo e a ansiedade em sua vida.

Você merece ser feliz. Sua presença neste planeta não ocorreu por acaso. Você é um presente. Escolha paz e harmonia interior. Aprenda a integrar o que você sente em sua pessoa total.

Você só tem este momento no tempo. O que você está fazendo com isso?