10 maneiras de a hipnoterapia ajudar na ansiedade

hipnoterapia man lake

Índice



Aprenda como a hipnoterapia pode ajudá-lo com a ansiedade

Lutando contra a ansiedade? Quer saber se a hipnoterapia pode ajudá-lo com problemas como ataques de pânico, fobias e medos? Esperando encontrar uma maneira natural de se sentir mais calmo?



Se a resposta for sim, você não está sozinho. Isto é estimado que quase quarenta milhões de americanos a cada ano são afetados por alguma forma de ansiedade.

Como resultado, muitas pessoas procuram caminhos alternativos para a cura com a hipnoterapia liderando a matilha em uma busca pelo bem-estar.



Neste artigo, você aprenderá:

  • Uma definição básica de hipnose
  • Como a hipnoterapia funciona para a ansiedade
  • Os princípios básicos da hipnoterapia clínica
  • 10 maneiras que a hipnoterapia pode ajudar com a ansiedade
  • Como encontrar um hipnoterapeuta
  • Mitos comuns associados à hipnose
  • Um recurso para mais aprendizagem

Antes de continuar, é importante limpar sua mente de quaisquer noções preconcebidas sobre a prática da hipnose. Isso porque muitas das imagens associadas à hipnoterapia foram mal representadas na mídia.

Para ajudar a fornecer mais clareza sobre este tópico, incluí um vídeo educacional com o psiquiatra Dr. Clyde Spiegel, professor assistente de medicina no Albert Einstein College of Medicine.



O que é hipnose?

Em sua essência, a hipnose nada mais é do que um estado elevado de consciência. Enquanto em um estado hipnótico (transe), você está completamente desperto e consciente. Você ouve tudo ao seu redor e está totalmente ciente do seu ambiente.

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Nesse estado alterado, são fornecidas sugestões que estão diretamente relacionadas aos seus objetivos. Por exemplo, se você deseja superar uma fobia de aranha, sugestões podem ser dadas para ajudar a diminuir a intensidade de sua resposta na próxima vez que você encontrar essa criatura.

Em suma, a hipnose ajuda a relaxar a mente, capacitando-o a redirecionar seu pensamento por meio do subconsciente.

Hipnoterapia funciona?

Para muitas pessoas, a resposta é sim. Sabemos por montes de pesquisas clínicas que a hipnoterapia pode beneficiar pessoas com certos problemas de saúde mental, como ansiedade.

Por exemplo, um 2017 estudar demonstraram que os participantes que participaram de tratamentos de hipnoterapia experimentaram uma melhora significativa de seus sintomas.

Hipnoterapia clínica para ansiedade

Lembre-se de que a hipnoterapia clínica não é uma forma independente de tratamento. Em vez de, hipnoterapia clínica é um procedimento que pode ser utilizado para facilitar outras formas de terapia (APA, 2018).

Um exemplo pode ser um psicoterapeuta licenciado, como um psicólogo, combinando terapia cognitivo-comportamental (TCC) com hipnoterapia para ajudar alguém com transtorno de pânico.

Dessa forma, a TCC é a principal forma de tratamento. A hipnoterapia é introduzida como um complemento para reforçar a mensagem cognitiva.

Vamos voltar nossa atenção agora para as 10 maneiras pelas quais a hipnoterapia pode ajudar com a ansiedade.

hipnoterapia para ansiedade
A hipnoterapia pode ajudar a promover a calma interior

1. Diminuir a intensidade dos ataques de pânico

Se você luta contra os ataques de pânico como parte do transtorno do pânico, a hipnoterapia pode ajudar a diminuir a intensidade dos ataques e minimizar os gatilhos.

Isso é realizado por:

  • Ensinando como se acalmar por meio da atenção plena.
  • Ajudando você a criar um novo pensamento sobre os gatilhos.
  • Estabelecer um local de segurança mental durante o início de um ataque.

2. Reduza os comportamentos ritualísticos

Pessoas que lutam com transtorno obsessivo-compulsivo ( TOC ) frequentemente se envolvem em comportamentos ritualísticos. A hipnoterapia pode ajudar a amenizar a necessidade de se envolver nesses rituais e reduzir a sensação de pavor.

Isso é realizado por:

  • Transmitir afirmações positivas destinadas a neutralizar as compulsões.
  • Criando uma sensação de calma no subconsciente, que informa a mente consciente.
  • Ajudando você a se tornar um observador de seus pensamentos e não compelido por eles.

3. Melhorar os sintomas de PTSD

Transtorno de estresse pós-traumático ( PTSD ) é um sério desafio para a saúde mental que afeta milhões de pessoas todos os anos.

Veteranos militares, sobreviventes de abuso e pessoas envolvidas em um evento de risco de vida percebido muitas vezes experimentam sintomas debilitantes como resultado.

A hipnoterapia pode ajudar por:

  • Reduzindo o impacto dos gatilhos de PTSD.
  • Reforçando uma sensação de calma ao desencadear as memórias à superfície.
  • Ajustando sua reação aos estímulos que geram medo.

4. Trabalhe com fobias

A fobia é uma reação psicológica e emocional intensa a um objeto, lugar ou coisa.

Um exemplo pode ser ter uma resposta fóbica a penas ou sentir um pânico paralisante na presença de um palhaço.

A hipnoterapia pode oferecer alívio ao:

  • Ensinando como reagir com calma a estímulos fóbicos.
  • Reestruturando seus pensamentos para sentir menos pânico.
  • Ajudando você a observar seus medos, em vez de ficar paralisado por eles.

5. Supere o medo de voar

Você está medo de voar ? Muitas pessoas estão, especialmente se já tiveram um voo turbulento no passado.

Conhecido nos círculos clínicos como aerofobia , pessoas com essa condição lutam para viajar a trabalho ou lazer porque não conseguem entrar em um avião.

A hipnoterapia pode ajudar por:

  • Ensinar técnicas de respiração quando estiver nervoso.
  • Acalmar seus pensamentos quando ocorrer turbulência.
  • Encorajando você a responder com calma quando ouvir sons estranhos.

6. Lidando com a ansiedade social

Pessoas com ansiedade social normalmente experimentam um medo intenso de situações sociais ou de quando se espera que tenham um bom desempenho.

Um exemplo pode ser assistir a um concerto lotado ou se preocupar em fazer um discurso público.

A hipnoterapia pode ajudar por:

  • Ensinando como usar técnicas de visualização para diminuir a ansiedade enquanto reformula distorções.
  • Mudando o pensamento negativo e irracional.
  • Encorajando você a olhar para sua ansiedade através das lentes da aceitação, o que paradoxalmente torna o medo menos poderoso. Este é um conceito central de terapia de aceitação e compromisso, também conhecido como ACT .

7. Ansiedade de separação

Quando ouvimos o termo ansiedade de separação, muitas vezes pensamos em crianças que têm medo de ficar longe de um cuidador. A dura verdade é que os adultos também sofrem dessa condição.

A característica principal da ansiedade de separação é um medo profundo de estar separado de uma pessoa amada (cônjuge, filhos). Para agravar esses medos, estão as preocupações sobre o dano causado à pessoa amada durante sua ausência. Os exemplos incluem um acidente de carro ou um assalto.

Usando a hipnoterapia, você pode:

  • Diminua o impacto do medo no momento da separação.
  • Descubra maneiras novas e saudáveis ​​de lidar com as preocupações.
  • Aprenda maneiras mais produtivas de pensar sobre a separação.

8. Lide com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD)

Como o nome indica, GAD é uma condição pela qual uma pessoa se preocupa excessivamente com vários tópicos.

Os exemplos incluem preocupações com entes queridos, emprego, saúde e finanças.

A hipnoterapia direcionada pode:

  • Ensinando você a ter um relacionamento diferente com seus pensamentos, diminuindo assim o impacto da ansiedade.
  • Refocalizar sua consciência no presente, ajudando assim a evitar pensamentos obsessivos.
  • Relaxando sua mente para que você possa dormir.

9. Construindo confiança interior

Muitas pessoas que vivem com ansiedade lutam contra a auto-estima e a confiança. Isso é particularmente verdadeiro quando a conversa interna negativa permeia a mente.

A hipnoterapia pode ser benéfica por:

  • Ajudando você a integrar um pensamento novo e mais produtivo.
  • Ensinando a você habilidades de visualização criativa que são projetadas para construir confiança.
  • Guiando você para um lugar de mudança, transformando a relação com seus pensamentos.

10. Pule a alimentação nervosa

Se você se pega mordiscando alimentos não saudáveis, às vezes sem pensar, pode ser um comedor nervoso.

Isso é particularmente verdadeiro se você estiver passando por um evento estressante na vida, como uma separação ou perda de emprego.

A hipnoterapia pode oferecer alívio ao:

  • Criar maior consciência em torno da comida.
  • Incentivar pensamentos mais calmos, especialmente durante os momentos difíceis.
  • Ensinando novas maneiras de pensar sobre como comer, para que a comida não se torne um ímã.
hipnose e ansiedade
Criar calma faz parte da hipnoterapia

Como Encontrar um Hipnoterapeuta

A hipnoterapia clínica só deve ser realizada por um profissional de saúde mental ou médico com treinamento especial e certificação na arte da hipnose.

Olhe para:

  • Alguém com licença para fazer terapia.
  • Possui graduação avançada, como mestrado ou doutorado em uma área relacionada à saúde mental ou medicina.
  • Certificado por uma associação nacional de hipnose ou hipnoterapia.

Você pode encontrar hipnoterapeutas qualificados online por meio de organizações como:

  • O Conselho Nacional de Hipnoterapeutas Clínicos Certificados ( NBCCH )
  • The American Academy of Medical Hypnoanalysts ( AAMH )
  • The American Society of Clinical Hypnosis ( ASCH )

Diferença entre um hipnotizador e um hipnoterapeuta clínico?

Se seu objetivo é aprender técnicas de relaxamento ou receber instruções sobre auto-hipnose, trabalhar com um hipnotizador certificado pode funcionar muito bem.

No entanto, se você está procurando tratamento para um problema de saúde mental, como ansiedade ou depressão, só deve trabalhar com um profissional de saúde mental licenciado ou médico que possua certificação em hipnoterapia clínica.

Mitos comuns da hipnoterapia

Existem vários mitos associados à hipnoterapia, graças a representações imprecisas na televisão e nos filmes. A seguir estão alguns dos maiores.

Algum destes parece familiar?

  • A hipnose pode fazer você agir contra sua vontade
  • Você não vai se lembrar de nada da experiência hipnótica
  • A hipnoterapia pode ser usada para suplantar mensagens subliminares que farão você agir de forma selvagem (por exemplo, latir como um cachorro)
  • Você é colocado para dormir durante a hipnose
  • A hipnose pode ser usada para fazer outra pessoa Apaixonar-se
  • A hipnoterapia clínica e a hipnose de palco são as mesmas

Hipnoterapia, ansiedade e você

Se você estiver sendo tratado para ansiedade por um profissional de saúde mental, a hipnose clínica provavelmente será usada como parte do processo de aconselhamento.

A maioria dos terapeutas ensina aos pacientes habilidades de auto-hipnose com foco na redução da ansiedade. Por sua vez, você pode recorrer a essas habilidades para ajudá-lo a permanecer centrado e calmo.

Se você estiver experimentando sintomas de um transtorno de ansiedade, como ataques de pânico, preocupação excessiva ou aumento do nervosismo, é importante falar com um médico ou clínico de saúde mental qualificado.

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Isso permite que seu profissional de saúde avalie sua situação e chegue a um diagnóstico adequado.

Se apropriado, a hipnoterapia pode ser recomendada como parte de uma abordagem geral de tratamento. Tenha em mente que a hipnoterapia não funciona para todos. A verdade é que existem algumas pessoas que simplesmente não podem ser hipnotizadas.

Além disso, certos tipos de desafios de saúde mental são inadequados para hipnoterapia. Os exemplos incluem transtorno dissociativo, abuso contínuo de substâncias e transtornos psicóticos específicos.

Alguns medicamentos podem interferir na capacidade de ser hipnotizado. Por todas essas razões, é importante trabalhar com um profissional de saúde licenciado.

Embrulhar

Em última análise, cabe a você e seu médico decidir se a hipnoterapia é adequada para sua situação. Um ótimo recurso a considerar é Hipnoterapia para leigos .

Se você está procurando maneiras alternativas de superar a ansiedade, a hipnoterapia pode ser uma ferramenta poderosa para uma mudança duradoura.

Referências:

Hipnose hoje: Olhando além do retrato da mídia (2018). Associação Americana de Psicologia.