10 maneiras de viver no momento presente

viva no momento presente

COMO VIVER ATENTAMENTE NO PRESENTE

Você está tentando viver no presente? Esperando fortalecer seu apego ao aqui e agora? Lutando com arrependimentos do passado?



Se a resposta for sim, você não estaria sozinho. A dura verdade é que a maioria de nós - ou seja, homens e mulheres - tem dificuldade em viver no agora. Isso é particularmente verdadeiro se você tem ansiedade e sua mente está constantemente correndo.



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A realidade é que quando você não está vivendo no presente, está vivendo uma ilusão. Isso significa que você está se mantendo prisioneiro de o que era e incapaz de experimentar o que é .

Mas como você pode viver no presente se ruminar constantemente sobre o passado? Além disso, como você focaliza sua mente para estar neste momento - neste exato segundo no tempo?



Eu vou ser sincero com você - não é fácil. Reconheço dizer que pode não ser o que você deseja ouvir. Mas você veio aqui em busca de respostas e não um monte de B.S.

O negócio é o seguinte - viver no presente requer tempo e prática. É uma mentalidade que se desenvolve lentamente e se torna um estilo de vida.

Para que isso aconteça, você precisa se dar a chance de criar uma mudança positiva. Estou usando a palavra “criar” porque, na verdade, é isso que você está fazendo - criando uma oportunidade de viver de forma diferente.



BENEFÍCIOS DE VIVER NO PRESENTE

Você pode estar se perguntando quais são alguns dos benefícios de viver no momento presente. A simples verdade é que há muitos para listar nesta página. Dito isso, aqui estão alguns dos maiores:

  • Menos estresse mental
  • Maior felicidade
  • Ansiedade reduzida
  • Pensamentos mais positivos
  • Melhor saúde física
  • Aceitação em vez de negação
  • Perspectiva de vida mais feliz
  • Maior senso de gratidão
  • Capacidade de perdoar a si mesmo
  • Amor próprio mais forte

VIVENDO NO PRESENTE

Antes de mergulhar fundo, é importante se aclimatar com as realidades de viver no presente. Isso significa desenvolver a capacidade de se sintonizar consigo mesmo e com o que está ao seu redor.

Dominar essa habilidade servirá de base para tudo o que se segue.

Para conseguir isso, eu recomendo fortemente que você realize um exercício fácil de fazer chamado a meditação de varredura corporal . Isso permitirá que você fortaleça seu olho interno ; um termo Zen usado para descrever um portal para uma consciência superior.

Depois de fazer isso, eu o encorajo a tentar incorporar os 10 comportamentos a seguir em sua vida. Pode ajudar marcar esta página e revisitar para ajudar a reforçar os conceitos-chave.

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1. PARE DE ALCANÇAR AS SUBSTÂNCIAS

Uma das maneiras de você se sabotar de viver no presente é pegar uma ferramenta para fazer o check-out. Embora a maconha, o álcool e outras substâncias possam ser divertidos para fins recreativos, não se deve confiar neles como um canal para uma vida mais tranquila.

Para viver plenamente no presente, sua mente precisa estar clara e livre. As substâncias não fazem nada além de bloquear seus sentidos enquanto projetam uma falsa realidade.

2. PERGUNTE-SE 'DO QUE ESTOU CIENTE'

Viver o momento significa inclinar-se para os cinco sentidos. Isso significa tato, olfato, visão, audição e paladar.

Ao longo do dia, pare por um momento e pergunte a si mesmo: do que estou ciente agora?

Alguns exemplos são ver um pássaro, cheirar a grama, provar um pedaço de comida, tocar em uma árvore ou ouvir o fluxo de água.

Você precisará se sentir muito confortável com esta pergunta e identificar as respostas. Essa será a chave para mudar seu pensamento do passado para o presente.

3. PARTICIPE DA MEDITAÇÃO DIÁRIA

Parte do aqui e agora viver significa verificar você mesmo. Isso pode parecer paradoxal quando o objetivo é viver no presente. Mas você não será capaz de se tornar parte deste momento a menos que medite.

Não há necessidade de se tornar um Mestre do estilo de vida zen para esta etapa. Além disso, você não precisa passar horas envolvido nesta atividade.

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Em vez disso, reserve de 10 a 15 minutos por dia e dedique-os a atividades meditativas. Uma maneira de fazer isso é realizar a varredura corporal mencionada anteriormente. Muitas pessoas acham que fazer isso pela manhã é uma maneira poderosa de definir o tom para o resto do dia.

4. RECONHECIMENTO ATENTO DAS ATIVIDADES

Quando você estiver envolvido em tarefas mundanas, como lavar pratos, passar aspirador de pó no tapete, passar camisas ou dobrar a roupa, preste atenção nas pequenas coisas.

Observe a água movendo-se sobre os pratos. Perceba como o carpete responde ao vácuo. Veja o vapor saindo do seu ferro. Observe a sensação do tecido ao dobrar suas roupas.

Você se distrai? Nesse caso, reconheça isso e não tente lutar contra isso. Em vez disso, dê permissão à sua mente para vagar um pouco e, em seguida, volte suavemente à tarefa em questão.

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Tentar parar os pensamentos ruins só os torna mais fortes

5. PARE DE LUTAR COM SEUS PENSAMENTOS

Talvez a maior barreira para viver no presente sejam os pensamentos do passado. Às vezes, as memórias podem ser dolorosas. Outras vezes, eles podem ser totalmente tóxicos.

O que você precisa fazer é lembrar que seus pensamentos não definem você. Em sua essência, eles nada mais são do que fragmentos de um tempo passado.

Em vez de tentar lutar contra eles, é muito melhor aceitar que eles entram em sua consciência. Um erro que as pessoas cometem é tentar “bloquear os pensamentos” ou de alguma forma eliminá-los da mente.

O problema é quanto mais energia você coloca para impedir os pensamentos, mais poder você dá a eles . Em vez disso, é melhor aceitar a presença deles e deixá-los sair de sua consciência naturalmente.

Diga a si mesmo: Estou ciente de [preencha o espaço em branco] e reconheço que está em minha mente.

Permita-se estar atento a este pensamento enquanto atrai para sua consciência outras coisas que ocorrem em seu fluxo de consciência. Eventualmente, a memória desagradável desaparecerá.

Lembre-se das palavras do famoso psiquiatra Carl Jung: O que resistimos persiste.

6. FOCO NA RESPIRAÇÃO

Um inquilino de viver no presente está desenvolvendo uma consciência sobre a respiração. Mas o erro que as pessoas cometem ao incluir esta atividade é pensar que é apenas um exercício consciente.

Não é.

Em vez disso, concentrar-se na respiração permite que a mente se conecte com o corpo de uma forma que reduza a frequência cardíaca e a pressão arterial. Por sua vez, isso o capacita a ficar menos ansioso.

Uma vez que você está em um lugar calmo, você está mais bem equipado para estar presente no momento e participar da vida enquanto ela acontece.

Se você nunca passou muito tempo concentrando-se na respiração, considere um guia que o ajude a desenvolver habilidades nessa área. Esta é uma excelente opção disponível em Amazonas .

7. PARE DE SE ENGAJAR NA DESATIVIDADE APRENDIDA

Se há uma coisa que o impedirá de estar presente no aqui e agora, é isso - ser um prisioneiro do passado. Um sinal revelador de que você faz isso é evocar constantemente eventos do passado como uma desculpa para não mudar sua vida hoje.

Exemplo: Meus pais eram horríveis com dinheiro e é por isso que sou tão ruim com ele hoje .

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Embora esse fato sobre seus pais possa ser verdade, não é uma permissão para replicar suas ações. Quando você vive no presente, você diga não para se tornar uma vítima com os erros dos outros.

Use hoje - como neste exato momento - para escrever uma nova narrativa sobre você. Depois de fazer isso, você estará realmente entrando no aqui e agora.

homens com autocompaixão
Viver no presente significa exercer autocompaixão

8. EXERCÍCIO DE AUTO-COMPAIXÃO

Este é um termo que é amplamente usado, mas muitas vezes mal compreendido. Quando você descasca tudo isso, a autocompaixão realmente nada mais é do que a capacidade de reconhecer nosso próprio sofrimento com um coração amoroso. Mas não confunda autocompaixão com autopiedade .

A principal diferença é esta: quando você exerce autocompaixão, você conecta sua dor pessoal com a dos outros, encorajando assim o processo de cura. Desta forma, você está realmente vivendo no aqui e agora.

9. RECONHEÇA QUE HÁ ALGO NO NADA

Para muitas pessoas que lutam com problemas de ansiedade e depressão, pode ser quase impossível aquietar a mente e simplesmente “ser”.

Se você é uma pessoa que constantemente sente que deve ser ativo para se sentir produtivo, você sabe exatamente do que estou falando.

Mas eu tenho novidades para você. Se seu objetivo é viver no presente, você precisa se dar permissão para relaxar. E não apenas porque irá mantê-lo calmo e centrado.

Em vez disso, relaxar sem propósito capacita a mente a ver algo no nada. A criatividade não acontece quando você está se concentrando nas tarefas. Em vez disso, acontece quando você está sem foco e sem preocupações.

10. PARE DE CRITICAR-SE

A última maneira de viver no presente é parar completamente de se criticar. Isso não significa que você não deve olhar para o desempenho anterior para identificar áreas de melhoria.

Mas significa parar de se culpar por erros antigos. Também significa ejetar a fita mental que você reproduz que reforça o pensamento tóxico.

Em vez disso, reprograme seus pensamentos com afirmações positivas que se concentrem no hoje. Isso significa realista auto-diálogo com um tema voltado para o futuro.

Exemplo: Não sou uma vítima do meu passado. Hoje. Estou escrevendo meu próprio futuro .

JUNTANDO TUDO

Viver aqui e agora é um processo. Isso não acontece instantaneamente e requer paciência. Mas quando você pensa sobre isso, isso não faz sentido?

Esperançosamente, as dez sugestões listadas acima irão ajudá-lo a se afastar de velhas formas de pensar para que você possa estar mais presente no momento.

Quantos você está disposto a tentar?