5 fatos sobre o 67 ′ Chevy Camaro

Fatos do Chevy Camaro de 1967

Você é um fã do Chevy Camaro 1967? Quando você vê esse carro na estrada, ele chama sua atenção? Curioso sobre a história desse automóvel?

Se a resposta for sim, você veio ao lugar certo. Já escrevi sobre muscle cars clássicos . Vamos enfrentá-lo, a maioria dos caras cava esses tipos de veículos por causa de seu design único e viril.



Verdade seja dita, o motivo pelo qual gosto do 67 'Camaro é que ele representa um período na fabricação de automóveis que já se foi.



A partir de meados da década de 1960, os carros começaram a adquirir uma vibração masculina robusta. Eles eram esportivos, compactos e rápidos. Para caras que estavam tentando projeto alfa , esses bebês balançaram.

Mas estou divagando.



O 67 'Camaro foi, sem dúvida, um automóvel de 'primeiros'. Ao ler o que se segue, tenha em mente a época em que este carro foi feito.

horóscopo de amor câncer escorpião

Pense em inovação, velocidade e orgulho americanos. A guerra fria ainda estava em alta. JFK estava morto e as tecnologias sem fio eram matéria de fantasia.

Para ajudar a completar essa imagem mental, os filmes de sucesso da época foram: Adivinha quem vem para o Jantar , Bonnie e Clyde e - O graduado .



Aqui está o que você aprenderá com esta peça.

  • Fatos rápidos sobre o 67 Chevy Camaro
  • Vídeo no carro
  • Informações históricas especiais
  • Opções de carro exclusivas do Camaro
  • Livro camaro

1. Quem criou o 67 Camaro?

A versão original do Chevy Camaro foi concebida de um lugar de necessidade. Na década de 1960, a Ford tinha um veículo extremamente popular chamado Mustang.

Para competir, a General Motors começou a traçar planos secretos para o lançamento de um novo carro. Todo o projeto recebeu o codinome “Panther” (Settlemire, 2005).

luzes

  • O nome do carro (Camaro) foi pensado pelo gerente de merchandising da Chevy, Bob Lund, e pelo vice-presidente da GM, Ed Rollet.
  • Em 28 de junho de 1966, em uma conferência de imprensa realizada em Detroit, a nova linha de carros foi anunciada pelo gerente geral da empresa, Pete Estes.
  • Ele tinha um código de projeto designado de XP-836.
  • Quando o nome “Camaro” foi anunciado, foi uma espécie de escândalo. O pessoal da GM sugeriu que o nome foi derivado da gíria francesa para significar “amigo” ou “pal”. O problema é que Camaro realmente não é uma palavra francesa.
chevy camaro ss
67 Chevy Camaro SS modelo

2. Lançamento do 67 Camaro

O primeiro Camaro foi colocado à venda em 29 de setembro de 1966 para o modelo do ano 1967. O próprio carro compartilhava alguns dos mesmos componentes de outro automóvel GM que também foi lançado em 67 '; o Pontiac Firebird.

Aqui estão alguns destaques:

  • 220.000 carros modelo 67 'foram vendidos durante 1967.
  • Tração nas rodas traseiras em destaque.
  • Estava disponível como coupé de duas portas ou conversível com assentos 2 + 2.
  • Escolha de powerplants V8 como parte do sistema de energia. Aqui, estamos falando sobre o motor, transmissão, eixos de transmissão e diferenciais.
  • Dependendo das opções, o Camaro original custava entre US $ 2.800 - US $ 3.500.

Chevy camaro 1967 preto3. Características únicas do 69 Camaro

Além de alguns dos pontos mencionados acima, havia vários recursos exclusivos deste veículo.

É importante ressaltar que parte do marketing por trás do Camaro foi uma reação a um livro de autoria de Ralph Nadar chamado Inseguro em qualquer velocidade .

Nele, Nadar expôs muitos problemas de segurança em relação aos carros da época. Por exemplo, a Chevy foi atingida porque foi Corvair veículo foi mencionado no livro.

Para compensar, a GM destacou o fato de que o Camaro tinha a mesma configuração de tração traseira e motor dianteiro do Nova II e do Ford Mustang.

Luzes:

  • A primeira geração ofereceu uma opção Super Sport ou Rally Sport.
  • O modelo Z / 28 foi adicionado em 1967, apresentando listras distintas no porta-malas e capô.
  • Rodas de estrada de rally foram oferecidas
  • O carro foi construído na antiga plataforma GM-F.
  • Os consumidores tiveram um total de sete modelos de motor diferentes!

67 camaro vermelho4. Restrições de tempo

Lembre-se, na época, a GM estava sob uma pressão tremenda para lançar um carro para competir com o Mustang da Ford.

Só para se ter uma ideia, em 1966 o Mustang estava indo muito bem, vendendo impressionantes 607.000 automóveis. As vendas foram atingidas em 1967, caindo para 472.000.

De 1968 , o número de Mustangs vendidos despencou para 317.000.

O declínio, pelo menos em parte, foi devido aos esforços de produção e marketing da GM.

Luzes:

  • Os designers já pensaram em fazer uma versão do carro para uma perua, mas abandonaram rapidamente os planos.
  • Quase todos os Camaro originais foram construídos em duas fábricas de montagem americanas: Norwood, Ohio e Van Nuys, Califórnia.
  • Alguns foram montados na fábrica da empresa em Biel, na Suíça.
  • O carro foi construído principalmente em chapa de metal, exceto o capô e a tampa do porta-malas.

Chevrolet Camaro RS 19675. Opções de motor e transmissão

Conforme mencionado anteriormente, havia 7 opções de motor disponíveis. Ele veio de fábrica com uma transmissão manual de três velocidades.

Na época em que 1969 chegou, os consumidores tinham 12 opções de motor.

Outros fatos:

  • O Camaro original compartilhava um subframe e um projeto semi-monobloco com o Chevy II Nova 1968.
  • A opção RS incluiu “faróis ocultos”, luzes traseiras sob o pára-choque traseiro e acabamento externo brilhante.
  • A opção SS (pacote de desempenho SS) inclui um motor V8 com atualizações de chassi para maior potência e melhor manuseio.
  • A opção Z / 28 oferecia um motor V-8 e uma transmissão opcional de 4 velocidades. As duas faixas largas, características do Z / 28, foram colocadas no capô e no porta-malas.

Embrulhar

Desde 1960, houve seis gerações de Camaros. Muitas mudanças de estilo aconteceram ao longo das décadas.

Se você está procurando ler mais sobre este carro americano clássico, vá para Amazonas e pegue uma cópia de Camaro: cinquenta anos de desempenho da Chevy por Mike Mueller.

Quando as pessoas me perguntam sobre meus muscle cars favoritos, estou aqui para dizer que o Camaro 1967 está no topo da lista.

O Camaro definitivo, pelo menos para mim, é o 1969 COPO , Mas ei, essa é outra postagem do blog.

Obrigada por apareceres.

-

Imagens fotográficas: Flickr

Referências:

Settlemire, S. (2005). O dia em que a pantera morreu . Obtido em Generations of GM History: https://history.gmheritagecenter.com/wiki/index.php/The_Day_the_Panther_Died