7 maneiras de o treinamento autogênico promover uma vida mais calma

treinamento autogênico

Aprenda os benefícios de praticar o treinamento autogênico

Você está procurando maneiras naturais de viver uma vida mais calma? Esperando aprender a si mesmo habilidades de relaxamento? Tentando evitar pílulas para manter sua ansiedade sob controle?



Se a resposta for sim, você pode querer aprender sobre o treinamento autogênico (TA). Embora o termo possa parecer extravagante, o treinamento autogênico é uma técnica de relaxamento projetada para encorajar a paz interior enquanto reduz os níveis de estresse.



Essa abordagem da calma foi introduzida pela primeira vez em 1932 por um psiquiatra alemão Johannes Heinrich Schultz. Ele percebeu que, ao hipnotizar as pessoas, os pacientes entravam em um estado de relaxamento, onde experimentavam sensações de bem-estar mente-corpo.

Basicamente, a AT envolve a repetição de uma série de autoafirmações sobre peso e calor com foco em diferentes partes do corpo. Dessa forma, uma pessoa pode influenciar positivamente seu sistema nervoso autônomo.



Como o nome indica, autogênico significa gerar de dentro. Embora semelhante a relaxamento muscular progressivo , os dois não são iguais. Isso porque o treinamento autogênico usa suas próprias sugestões como parte do processo.

Muitas pessoas consideram o TA uma forma de auto-hipnose. Outros pensam nisso como meditação consciente. Independentemente disso, é considerada prática recomendada envolver-se nesta atividade pelo menos uma vez por dia durante um período de 21 dias.

Aqui está um link para Um guia para psicologia que mostra os princípios básicos da AT. Como um recurso de aprendizagem, também incluo um vídeo abaixo.



Agora, vamos passar para as 7 maneiras pelas quais o treinamento autogênico promove uma vida mais calma.

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1. Pode reduzir a ansiedade social

Se você luta contra a ansiedade social, já conhece a dificuldade de conviver com grupos grandes. A AT pode beneficiá-lo de várias maneiras.

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Veja como:

  • Ajudando você a ficar centrado e relaxado antes de um evento.
  • Criando uma imagem mental de confiança.
  • Reduzindo a sensação de pânico e estresse.

2. Aumenta a potência em seus treinos

Se você está tentando aumentar o poder de seus músculos ou experimente um treino mais cuidadoso, a AT pode lhe dar o impulso extra de que você precisa.

Isso é realizado por:

  • Ensinando-se a regular a respiração.
  • Encorajando mais fluxo de oxigênio para os músculos.
  • Ajudando você a permanecer centrado e focado antes de se exercitar.

3. Melhora a ansiedade pós-traumática

Você já passou por um evento traumático? Lutando com PTSD ? Você está tentando acalmar seus nervos e acalmar sua mente? Nesse caso, a AT pode ser uma abordagem útil.

Isso é realizado por:

  • Treine-se para focar seus pensamentos no aqui e agora.
  • Reduzindo a resposta ao estresse de “lutar ou fugir”.
  • Criando um santuário mental de paz e tranquilidade.

4. Ajuda com fobias e medos

Você tem uma resposta fóbica a objetos, lugares ou coisas? Quando na presença deles, regra do medo ? Se a resposta for sim, a AT pode oferecer alguns benefícios.

Isso é realizado por:

  • Aumentando o diálogo racional
  • Ajudando a dessensibilizar você a estímulos que provocam medo
  • Reduzindo seus níveis de estresse antes da terapia de exposição

5. Reduz a pressão arterial

Você tem histórico de hipertensão? O seu médico o encorajou a praticar técnicas de relaxamento? Procurando uma abordagem fácil? AT pode ser uma ótima opção a se considerar, de acordo com pesquisa .

Você pode se beneficiar por:

  • Aprendendo a regular sua frequência cardíaca
  • Treine uma técnica de auto-acalmação em momentos de estresse.
  • Ajudando a manter sua pressão arterial baixa ao longo do dia.

6. Ajuda na recuperação do vício

Você está atualmente trilhando o caminho da sobriedade? Precisa de uma atividade que incentive a conexão mente-corpo? Tentando ganhar força interior? Se a resposta for sim, AT pode ser exatamente o que você está procurando.

Você pode se beneficiar por:

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  • Acalmando-se durante a retirada
  • Aprendendo habilidades de redução de estresse
  • Dessensibilizando-se ao álcool ou fatores relacionados a drogas

7. Incentiva uma maior intimidade

Você quer estar mais perto de seu companheiro? Você está tentando encorajar mais significado por trás do toque? Precisa de algo natural que funcione e não requeira estimulação química? Nesse caso, AT pode ser seu novo melhor amigo.

Isso é realizado por:

  • Aumento da consciência do toque e do som
  • Concentrando seus pensamentos no presente
  • Repetir afirmações para si mesmo que aumentem a autoconfiança. Por sua vez, isso aumenta o prazer.

Aprendendo mais sobre o treinamento autogênico

Eu encorajo você a aprender tudo o que puder sobre o treinamento autogênico. Existem muitas outras aplicações para esta abordagem ao bem-estar que não estão listadas acima.

Por exemplo, AT também é usado como uma ferramenta de enfrentamento para o controle da dor. Há um ótimo livro disponível em Amazonas por Sadigh e Moore sobre este tópico que você pode querer considerar.

Lembre-se, se você começar a incorporar AT em sua vida, busque regularidade. Os especialistas sugerem um compromisso de 21 dias para que as mudanças positivas ocorram.

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