7 maneiras pelas quais os líderes diferem dos gerentes

líder vs gerente
Você é um gerente ou líder?

Líderes vs. Gerentes

Se você treina, treina ou desenvolve pessoas, há uma boa chance de que as pessoas vejam você como um líder . Isso é particularmente verdadeiro para empreendedores que possuem e operam seu próprio negócio.

Muito já foi escrito sobre o que constitui ser um líder. Uma pergunta socrática frequente feita aos alunos do primeiro ano de MBA é: Gerentes e líderes são iguais?



A resposta é que a pergunta (pelo menos para mim) é não.



Para ser franco, só porque você supervisiona as pessoas não o torna um líder. Isso não quer dizer que os gerentes não podem ser líderes. Eles podem, absolutamente. Estou simplesmente sugerindo que um título por si só não confere qualidades de liderança.

Então, como gerentes e líderes diferem? Aqui estão algumas coisas a serem consideradas, adaptadas do trabalho de Hughes, Ginnet, & Curphy, 2008:



Gestores vs. Líderes

Como gerentes e líderes diferem
GerentesLíderes
AdministradorInovar
ManterDesenvolver
Ao controleInspirar
Visualizações de curto prazoVisualizações de longo prazo
Pergunte como e quandoPergunte o que e porque
ImitarOriginar
Aceite o status quoNorma de desafio

1. Os gerentes administram enquanto os líderes inovam

Por definição, gerenciamento é a arte de realizar o trabalho por meio de outras pessoas.

Os líderes, entretanto, fazem o mesmo, mas ajudam os seguidores, tornando as tarefas que eles realizam mais simples por meio da inovação. A questão norteadora para muitos líderes eficazes é: Como podemos fazer isso melhor?

2. Os gerentes mantêm enquanto os líderes desenvolvem

As pessoas que supervisionam normalmente se preocupam em manter a homeostase departamental. Faça o seu trabalho e não cause problemas e o mundo ficará bem.



Os líderes, no entanto, envolvem-se ativamente com seu pessoal e o fazem de uma forma que os ajuda a crescer. Eles percebem que incentivar o desenvolvimento pessoal beneficia a organização como um todo.

3. Os gerentes controlam enquanto os líderes inspiram

“Ter esse relatório preenchido pelo COB amanhã.” Este é um pedido típico de um gerente. Em outras palavras, os supervisores costumam fazer as coisas porque têm autoridade inerente.

Mas isso não significa que o funcionário queira fazer o trabalho. Em muitos casos, eles fazem isso porque tem que .

Os líderes, por outro lado, motivam a ação por meio da inspiração. Os seguidores realizam tarefas naturalmente (mesmo as mundanas) porque compraram uma visão tangível do futuro.

Essa visão é definida pelo líder.

O presidente Kennedy é um bom exemplo de um líder inspirador que também foi transformador. As pessoas o seguiam porque gostavam e confiavam nele.

4. Os gerentes têm metas de curto prazo, enquanto os líderes de longo prazo

Muitos gerentes têm objetivos de curto prazo que geralmente estão ligados a ganhos econômicos. Na verdade, é isso que gestão por objetivo (MBO's) têm tudo a ver.

Os líderes, no entanto, olham para a visão de longo prazo (plurianual) de olho no crescimento organizacional. Eles normalmente fazem a pergunta: Onde eu quero que esta empresa esteja em cinco anos? Dez anos?

5. Os gerentes perguntam como e quando, enquanto os líderes perguntam o quê e por quê

Pessoas que gerenciam outras pessoas são orientadas por prazos. Para eles, saber como algo precisa ser feito e quando precisa ser concluído é fundamental.

Para os líderes, especialmente os tipos visionários, as questões são muito mais esotéricas. Em suma, os líderes querem saber o que a organização está envolvida com e Por quê é necessário.

6. Os gerentes imitam enquanto os líderes originam

Um traço que é bastante direto. Os gerentes costumam tentar imitar alguém que admiram, na esperança de expressar seus traços e características.

Os líderes, no entanto, estão seguros de quem são e transmitem naturalmente sua personalidade, que geralmente é calorosa, intuitiva e carismática.

7. Os gerentes aceitam o status quo enquanto os líderes o desafiam

As pessoas que supervisionam outras pessoas normalmente vivem de acordo com o mantra: 'É assim que sempre fizemos por aqui.'

Os líderes, que são tipicamente agentes de mudança, muitas vezes desafiam a mentalidade do status quo. No fundo, eles sabem que, para uma organização crescer, a mudança é crítica.

Embrulhar

Depois de analisar as 7 diferenças entre gerentes e líderes listados acima, quais características o descrevem mais de perto?

Se a resposta for líder e você quer desenvolver suas habilidades, eu o encorajo a aprender tudo que puder sobre este tópico.

Um ótimo livro a ser considerado nesta frente é: A vantagem da atenção plena: como reconquistar seu cérebro para a liderança .

Obrigada por apareceres!

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Referências

Hughes, R., Ginnet, R., & Curphy, G. (2008). Liderança: Aprimorando as lições da experiência. Chicago: McGraw Hill.