A natureza pode ajudar na minha depressão?

Aprenda como passar o tempo ao ar livre ajuda a aliviar os sintomas de depressão e ansiedade.

Uma das primeiras coisas que as pessoas querem saber depois de receber um diagnóstico de depressão é: Posso fazer algo que não exija comprimidos?



A pergunta é perfeitamente válida. Se você perguntar à maioria das pessoas, elas preferem não tomar drogas psicotrópicas. Este ponto é particularmente verdadeiro para caras que, graças ao pensamento hipermasculino, acreditam que 'homens de verdade não ficam deprimidos'. A dura verdade é que sim. Veja esta postagem de homens e depressão aprender mais.



De qualquer forma, quando me perguntam sobre alternativas aos medicamentos, geralmente tento reformular a questão. Em outras palavras, meu objetivo é ajudar o questionador a entender que não há apenas 'uma coisa' que funciona.

Eu gostaria que houvesse - de verdade.



Mas a realidade é que a maioria das pessoas que vivem com um transtorno de humor precisa de uma abordagem combinada para se sentir melhor. Aqui, estou falando sobre psicoterapia tradicional, medicação e algo mais - como atividade física.

O movimento ajuda

Oh, você não sabia? Mover o corpo é uma forma poderosa de combater a depressão. Idealmente, você tentará fazer algo significativo, como treinamento de resistência ou exercício cardiovascular.

Mas o mundo não é ideal e a academia não é para todos.



Então, quais são as opções? Você pode fazer mais alguma coisa para melhorar seu humor? De acordo com algumas linhas de pesquisa, a resposta é sim - grande momento. E na maioria dos casos, não vai custar um centavo.

É a chamada terapia da natureza, também conhecida como eco-terapia ou terapia verde.

natureza e bem estar
Natureza e humor - observe as cores

O que é terapia da natureza?

Quando você tira todo o jargão psicológico, terapia da natureza nada mais é do que uma pessoa aderindo ao sistema de vida mais amplo. O princípio básico é que nenhum de nós é uma ilha para nós mesmos, mas, em vez disso, parte de algo maior.

Como as pessoas que vivem com depressão costumam se isolar, acredita-se que estar ao ar livre ajuda o indivíduo a se libertar de seus pensamentos, ao mesmo tempo que estimula o movimento.

Benefícios da terapia natural

Quando você reflete sobre esse ponto, meio que faz sentido. Se você está conscientemente permitindo que a grama toque seus pés ou espalhando sua consciência em um riacho murmurante, você não está se concentrando em sua solidão ou tristeza esmagadora.

Isso não quer dizer que a natureza é totalmente curativa. Não é. Mas é para sugerir que estar ao ar livre pode ajudá-lo a se sentir melhor (Chalquist, 2009).

Quando você combina a eco-terapia com outras formas de tratamento padrão (medicamentos, aconselhamento), o trio pode ser um grande golpe para a depressão.

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Subir colinas, caminhar em um caminho ou fazer uma fogueira, tudo envolve movimento. Por sua vez, esses tipos de atividades estimulam a agitação de substâncias químicas cerebrais que elevam o humor, chamadas endorfina .

Se você já deu uma caminhada vigorosa ou fez várias flexões de braço na academia, sabe do que estou falando. Endorfinas criam sentimentos poderosos de plenitude e bem-estar .

Mas espere - tem mais.

Quando você está na natureza e aprecia a vista de um ambiente cênico - como uma floresta exuberante - a ótica que seu cérebro recebe pode encorajar uma sensação de felicidade.

Isso porque certas cores, como verdes, azuis e amarelos, podem impactar positivamente o humor. E você não precisa estar em um local com clima quente para experimentar um benefício.

Por exemplo, dar um passeio pela floresta invernal enquanto o sol passa por entre as árvores pode ser apenas o suficiente para ajudar a promover a paz interior.

Benefícios da natureza e da depressão
Quando foi a última vez que você passou um tempo ao ar livre?

Uma coisa que muitas pessoas que participam da terapia da natureza fazem é engajar-se em exercícios de gratidão. Um exemplo pode ser agradecer ao seu poder superior por estar presente no momento. Outro exemplo pode ser rir depois de relembrar uma lembrança feliz.

Não muito tempo atrás, foi lançado um estudo de pesquisa que demonstrou que os veteranos de guerra experimentaram um grande alívio dos sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD) por meio de cavalgando .

Embora muitos dos benefícios obtidos estivessem relacionados ao relacionamento que os cavaleiros tinham com seus cavalos, o fato é que tudo aconteceu ao ar livre.

Se os veteranos podem se beneficiar da convivência com os animais, como você poderia se beneficiar de algo semelhante?

Certamente é algo para se pensar, certo?

Conforme mencionado anteriormente neste artigo, a eco-terapia por si só não vai curar o seu mau humor. Mas pode complementar coisas que você já está fazendo e ajudá-lo a levantar seu ânimo.

Além disso, a terapia da natureza permite que você use todos os seus sentidos. Isso significa ouvindo para os pássaros , vendo os esquilos, e cheiroso o ar fresco.

Finalmente, o silêncio da natureza ajuda a acalmar os pensamentos e acalmar a mente. Mesmo 20 minutos podem fazer maravilhas. Mas para que isso aconteça, você precisa se levantar e ir em direção à porta da frente.

Se você está deprimido, converse com seu médico. Ao considerar as opções de tratamento, pergunte sobre alternativas complementares, como a eco-terapia. Você pode descobrir que ser um com o meio ambiente é exatamente o que a mãe natureza ordenou para melhorar o seu humor.

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Crédito da imagem: Pixabay

Referências:

Chalquist, C. (2009, agosto de 2009). Uma olhada nas evidências da pesquisa em ecoterapia . Recuperado de Ecopsicologia: http://online.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/eco.2009.0003