Malhar à noite atrapalha o sono?

fisiculturista exercita qualidade do sono noturno

Notícias em alta: os treinos noturnos podem realmente beneficiar a qualidade do sono

Se você faz exercícios há um tempo, provavelmente já ouviu que se exercitar à noite é uma má ideia. O pensamento é que as visitas noturnas à academia aceleram seu sistema, dificultando o sono.



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Mas um novo estudo suíço está despejando água fria sobre essa crença. Sim, isso mesmo. É normal fazer exercícios aeróbicos e bombear ferro à noite, pelo menos de acordo com pesquisadores do Instituto de Ciências do Movimento Humano e Esporte da ETH Zurique.



Os investigadores realizaram uma metanálise de 23 estudos sobre o tema. O que eles descobriram foi que quantidades moderadas de exercícios dentro de uma janela de quatro horas antes de ir para a cama não têm um impacto negativo no sono.

Na verdade, o gasto de energia noturno pode até ser benéfico.



'Se praticar esportes à noite tem algum efeito na qualidade do sono, é um efeito bastante positivo, embora apenas moderado', disse o Dr. Christina Spengler , Chefe Adjunto do Laboratório de Fisiologia do Exercício da ETH Zurique.

Os resultados do estudo apóiam a ideia de que os exercícios noturnos estimulam um sono mais profundo e significativo. As descobertas revelaram que, após uma noite de atividade física, os participantes passaram 21,2 por cento do tempo de sono em sono profundo. Mas depois de uma noite sem exercícios, o tempo médio de “sono profundo” era de apenas 19,9%.

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Há uma advertência importante. Exercícios vigorosos uma hora antes de ir para a cama podem causar problemas de sono. A análise mostra, porém, que é o único tipo de atividade que pode apresentar problemas.

“Esta observação preliminar é baseada em apenas um estudo”, disse Spengler.

BeCocabaretGourmet falou com o personal trainer de Chicago Mike Elder sobre a pesquisa e sua definição de exercício vigoroso.

“As descobertas fazem muito sentido. Muitas pessoas se exercitam à noite porque trabalham durante o dia. Eu encorajo os clientes a permitirem pelo menos duas horas após o término do treino e acertar o ponto, o que parece concordar com este estudo ”, diz Elder.

Ele prossegue, acrescentando: “Exercícios vigorosos seriam algo como treinamento cruzado; uma atividade que atrai atividades de alta intensidade e aumenta a frequência cardíaca. ”

Dra. Spengler oferece seus próprios pensamentos. “Como regra geral, o treinamento vigoroso é definido como o treinamento em que uma pessoa é incapaz de falar. O treinamento moderado é uma atividade física de intensidade alta o suficiente para que uma pessoa não soubesse mais cantar, mas falava ”, diz Spengler.

O importante é ouvir o seu corpo. Porque cada um de nós tinha um ritmo circadiano (seu relógio biológico), é importante prestar atenção em como seu sistema responde ao exercício em diferentes momentos do dia.

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Jan Stutz, estudante de doutorado de Spengler e principal autor do estudo compartilhou o seguinte. “Nem todo mundo reage aos exercícios da mesma maneira, e as pessoas devem continuar ouvindo seus corpos”, “Se perceberem que estão tendo problemas para adormecer depois de praticar esportes, devem tentar se exercitar um pouco mais cedo”.

A pesquisa foi publicada no Journal of Sports Medicine .

Você se exercita à noite? Teve um impacto positivo ou negativo na qualidade do seu sono?