Como desafiar e mudar o pensamento negativo

Pensamento negativo

Pensamentos negativos - um olhar mais atento

Todo mundo tem pensamentos negativos. Parte do ser humano é se preocupar com o futuro ou se sentir culpado pelo passado; não há nada de errado com isso.



Seria difícil conviver com uma pessoa constantemente positiva e otimista. Mas muitas pessoas Pensamento negativo parece fora de controle. Seu futuro parece sombrio e eles se sentem incapazes de escapar de seus erros do passado.



Eles se sentem indesejados e indesejáveis. Se isso soa como você, então pode começar a desafiar esses pensamentos negativos.

Em primeiro lugar, pergunte-se: 'Isso é um fato ou um sentimento?' Se você passa um tempo ruminando sobre os erros que cometeu no passado, o que está fazendo?



Você está refletindo sobre o que fez ou está se envolvendo em sentimentos de remorso, culpa ou vergonha? Quando você considera o futuro, está olhando para eventos prováveis ​​(ou mesmo possíveis) ou está se perdendo no medo e na ansiedade?

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Ouça quando você fala sobre você. Você está fazendo afirmações de fato, como 'Estou acima do peso', ou está expressando sentimentos, por exemplo, 'Eu me sinto gordo'? Tome cuidado!

Algumas afirmações que soam como fatos, por exemplo, “Eu sou feio”, são na verdade sentimentos - “Eu sou feio” na verdade é dizer “Eu sou infeliz com minha aparência”.



Em seguida, lembre-se de que os sentimentos mudam. No entanto, você sente hoje, já se sentiu diferente no passado; você se sentirá diferente novamente no futuro.

Mesmo pessoas com doenças crônicas ansiedade e depressão pode fazer um tratamento que os ajude a se sentirem melhor; as pessoas mais tristes às vezes ainda têm dias bons.

Isso não é uma garantia de que você terá menos pensamentos negativos, mas é uma maneira importante de desafiá-los. Se você puder dizer a si mesmo: 'Isso não é um fato, é um sentimento, e os sentimentos mudam', então você dará um passo importante para quebrar o poder de seus pensamentos negativos.

Mas e se o seu pensamento negativo for baseado em fatos, não em sentimentos? E se você estiver realmente sozinho? E se você já fez coisas horríveis no passado, ou se sabe que seu futuro definitivamente conterá abandono e perda?

Não adianta negar os fatos, mas você ainda pode fazer a diferença se entender a maneira como seu cérebro funciona.

Sempre há muita coisa acontecendo para o seu cérebro consciente processar. Se você estivesse ciente, o tempo todo, de tudo o que vê, ouve, cheira, toca, sente, pensa e lembra, você nunca seria capaz de funcionar.

Como forma de contornar isso, sua mente faz algumas suposições sobre o mundo e depois desconsidera muitas das informações que recebe.

Na maioria das vezes, esse sistema funciona bem, mas quando não funciona, o resultado é o que os psicólogos chamam de viés cognitivo. Existem muitos preconceitos cognitivos, mas três deles são importantes para a compreensão do pensamento negativo.

O viés da negatividade, sem surpresa, está por trás de muitos pensamentos negativos. Por causa da maneira como seu cérebro funciona, as experiências negativas parecem mais importantes do que as positivas.

Do ponto de vista da evolução, isso faz sentido. Foi útil para seu ancestral distante lembrar quais plantas eram boas para comer, mas era essencial lembrar qual planta matou um membro da família. Infelizmente, isso significa que seu cérebro moderno se lembrará de ideias e experiências negativas com muito mais facilidade.

músculos de cachos de concentração trabalharam

Reduzindo Distorções Cognitivas

Isso está ligado a outro viés cognitivo, conhecido como heurística da disponibilidade. Simplificando, isso significa que você pensará que algo é mais provável se for algo em que pensa com frequência.

Quando isso está associado ao viés da negatividade, você se encontra em um círculo vicioso de coisas negativas que parecem mais importantes e, portanto, parecem mais prováveis ​​de acontecer, parecendo mais ameaçadores e, portanto, mais importantes para se pensar.

O viés cognitivo final que compõe seu pensamento negativo é chamado de viés de confirmação. Isso costuma ser usado para explicar por que os cientistas veem os resultados que esperavam dos experimentos, mas, na verdade, é verdade em todos os tipos de circunstâncias.

Os racistas são mais propensos a notar pessoas de minorias étnicas fazendo algo errado; um cônjuge que foi traído no passado tem mais probabilidade de ver evidências de traição no futuro.

E se você está esperando que as coisas dêem errado - por causa da combinação do viés de negatividade e da heurística de disponibilidade - então o viés de confirmação significará que você verá eventos negativos muito mais facilmente do que positivos.

A melhor maneira de desafiar esse pensamento é descobrir exceções à regra negativa. Quando você não consegue parar de pensar sobre erros anteriores , passe alguns minutos pensando sobre seus sucessos; não precisam ser conquistas importantes, apenas exceções à regra de que seu passado sempre foi terrível.

Em vez de se olhar no espelho e pensar negativamente sobre si mesmo, pense em duas coisas que outra pessoa pode gostar de você. Se você espera que as coisas dêem errado, imagine o que poderia acontecer se não dessem.

Isso não significa fingir que está tudo bem, o que seria irreal e inútil. É simplesmente uma maneira de quebrar esse círculo vicioso de pensamentos e expectativas negativas.

Todo mundo tem pensamentos negativos de vez em quando, mas para algumas pessoas, eles são frequentes, sérios e incapacitantes. Aprendendo a distinguir os pensamentos dos sentimentos, você se ajuda lembrando que os sentimentos mudam.

René Descartes, um famoso filósofo dos 17ºséculo é creditado por dizer “Eu penso - logo existo”. Em termos de pensamento negativo, talvez ele estivesse no caminho certo?