Como trocar um pneu furado em 5 etapas simples

como trocar um pneu furado

Aprenda a trocar um pneu furado rapidamente

Em um minuto você está dirigindo ouvindo sua música favorita e no minuto seguinte você ouve isso flap-flap-flap som que só pode significar uma coisa: você tem um pneu furado. Lidar com essa situação pode ser tão fácil quanto ligar para um serviço de reparo como a AAA ou até mesmo para o revendedor local.



Eles vão enviar alguém para sua localização e fazer o trabalho de trocar seu pneu furado por uma pequena taxa. A outra opção é sujar as mãos e trocar você mesmo o pneu furado. Aqui estão algumas dicas úteis e um guia passo a passo.



Ferramentas e equipamentos de que você precisa:

  • Pneu sobressalente (geralmente localizado no porta-malas ou embaixo da estrutura do veículo)
  • Chave de roda
  • Jack
  • Flares ou sinais de trânsito de emergência
  • Cunhas de roda
  • Lanterna
  • Luvas (opcional)

DICA DE CARA : O pneu sobressalente, a chave inglesa e o macaco devem vir com o seu veículo como equipamento padrão. Verifique seu pneu sobressalente regularmente para certificar-se de que tem a pressão adequada do pneu. 60 PSI é a pressão de ar normal para a maioria dos pneus sobressalentes. Você pode ter um pneu furado a qualquer hora do dia, então certifique-se de levar uma lanterna com baterias funcionando.

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Melhor ainda, pegue uma lanterna de corda como Este .



Etapa um: pare com segurança

Acenda imediatamente as luzes de emergência e reduza a velocidade. Isso alerta outros drivers de que você tem um problema. A primeira coisa que você vai querer fazer é encontrar um lugar seguro para trocar o pneu. Verifique os sinais de trânsito e os outdoors para ver se há uma estação de serviço ou uma parada de descanso perto de você.

Outros lugares ideais são um acostamento largo ou uma rua lateral que não recebe muito tráfego.

O mais provável é que seu veículo possa dirigir dois ou três quilômetros com o pneu furado em baixas velocidades, mas se isso não for feito, haverá o risco de danificar a própria roda. Você não quer adicionar essa correção cara à sua conta. Pare o veículo, engate o freio de mão e configure seus sinalizadores de emergência ou indicadores de perigo do lado da estrada.



Evite colinas e estradas inclinadas. Tente encostar em um trecho de calçada reta. Coloque calços embaixo dos pneus para evitar que o veículo role para fora do macaco. Por exemplo, se o pneu traseiro do lado do passageiro estourou, você deve colocar calços atrás das rodas dianteiras.

DICA DE CARA : Se você não tiver cunhas de roda, você sempre pode usar pedras ou tijolos pesados. Dê uma olhada em sua área e as chances são grandes de que você possa encontrar algo pesado o suficiente para fazer o trabalho.

Etapa dois: configurar seu equipamento

Organizar suas ferramentas e equipamentos de maneira ordenada tornará essa tarefa uma tarefa de 20 minutos e não de 2 horas. Não há nada a fazer se você começar organizando todos os seus itens essenciais de uma maneira que torne tudo fácil de encontrar e alcançar. Mantenha essa lanterna à mão se for trocar o pneu à noite.

Puxe seu pneu sobressalente para fora de sua carcaça. Isso pode ser tão simples quanto pegá-lo na reentrância do porta-malas, mas talvez seja necessário desparafusar um fixador, como é o caso de alguns SUVs como o Toyota 4Runner. Em seguida, pegue sua chave inglesa e macaco. Esses itens geralmente são emparelhados. Eles vêm em todas as formas e tamanhos. A chave inglesa pode ter uma única barra ou quatro barras dispostas em cruz.

O macaco terá uma característica semelhante a um acordeão e uma manivela que pode ser operada com a mão ou com o pé.

Etapa três: prepare-se para remover o pneu

Um erro crucial que as pessoas cometem ao trocar seus próprios pneus é elevar o veículo antes de estar preparado para remover o pneu danificado.

Se você colocar o veículo no macaco primeiro, o pneu continuará girando quando você tentar remover as porcas de roda. Lembre-se: tarefa de 20 minutos vs. tarefa de 2 horas. Comece removendo a calota ou a tampa da roda.

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Alguns veículos não têm tampas, mas você deseja ver visivelmente as porcas de roda. A tampa da roda sairá facilmente ao colocar uma chave de fenda ou mesmo a chave do carro no entalhe. Simplesmente salta para fora. Em seguida, prenda a chave de roda a uma das porcas de roda e gire no sentido anti-horário.

Evite machucar as costas usando a alavanca em vez da força bruta. Você não precisa remover as porcas de roda, apenas afrouxe-as. Mova para a porca de orelha oposta daquela em que você trabalhou primeiro e afrouxe essa também.

Trabalhe em um padrão de estrela. Afrouxe o lado oposto da configuração para evitar colocar muita tensão em uma única porca de roda.

DICA DE CARA : A tampa da roda é um ótimo lugar para colocar suas porcas de roda para que elas não se percam.

Passo Quatro: Levante-o

Agora, procure embaixo do veículo, do lado onde o pneu furou. Você está procurando um entalhe ou uma seção plana da estrutura de metal que é projetada especificamente para elevar o veículo.

Cuidado aqui.

Você pode danificar a estrutura do seu carro se colocar o macaco no local errado. A maioria dos veículos coloca setas indicadoras lá, para que você possa ver facilmente.

Alinhe a placa do macaco e use o virabrequim para desenrolá-la. Certifique-se de que você está diretamente na vertical em um ângulo de 90 graus com o pavimento. Depois de fazer contato com a estrutura, o macaco levará um pouco de graxa de cotovelo para levantar. Use sua força e não sacuda. Nunca levante o macaco em toda a sua extensão.

Você quer apenas altura suficiente para deslizar o pneu danificado e colocar o sobressalente.

DICA DE CARA : Fique de olho nas cunhas das rodas enquanto estiver elevando o veículo. Esta é a parte mais perigosa da troca do pneu, porque se o macaco perder o contato com o quadro, o veículo pode cair de repente no asfalto.

Etapa cinco: troque o pneu

Agora, termine de desparafusar as porcas da roda apenas com os dedos. Coloque-os em um lugar seguro e retire o pneu danificado. Coloque o pneu sobressalente dando um pequeno impulso para que se alinhe com os parafusos.

Use o padrão de estrela novamente para apertar as porcas de volta no novo pneu. Aperte manualmente uma porca de roda e depois mova para o lado oposto da configuração.

Faça isso até que todas as porcas de roda estejam apertadas à mão. Agora, você está pronto para baixar o veículo de volta ao asfalto. Gire o virabrequim na direção oposta como antes, até que esteja tão baixo que possa deslizar facilmente para fora da estrutura.

Em seguida, pegue sua chave de roda e gire as porcas de roda no sentido horário. Use o padrão de estrela e aperte-os até que fiquem bem e firmes.

Limpe porque você fez isso

É isso. Você trocou seu próprio pneu em cinco etapas fáceis. Felizmente, não demorou muito. Limpe a área de trabalho e verifique novamente para se certificar de que não deixou nada nocivo à beira da estrada.

Todo mundo sabe que você não precisava fazer isso sozinho. Você poderia facilmente ter sacado seu dispositivo móvel e ter um técnico profissional fazendo esse trabalho para você, mas você descobrirá que não é nada difícil.

Depois de trocar um pneu, cada vez fica mais fácil. Ele também vem com uma sensação de satisfação pessoal por um trabalho bem executado e alguns dólares economizados.