Como trocar o óleo do motor em cinco etapas simples

mudar o óleo do motor

Aprenda a trocar o óleo do motor com facilidade

Quando eu era criança, meu pai sempre trocava seu próprio óleo de motor e filtro de óleo em nosso perua familiar . Para ele, era uma questão de orgulho e uma forma de manter o carro fora da oficina.



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Hoje em dia, o custo de fazer você mesmo é quase o mesmo que ter um centro de serviço para fazer isso por você, mas ainda acho que é uma boa prática. Você terá a satisfação pessoal de concluir o trabalho sozinho.



É uma tarefa ensinável que você pode passar para a próxima geração, e é uma ótima maneira de matar uma tarde de fim de semana tomando alguns frios. Também não é tão difícil. Aqui estão algumas etapas fáceis para trocar seu próprio óleo e filtro de motor.

Quando trocar o óleo e o filtro?

Você deve trocar o óleo e o filtro a cada 3.000 milhas, mas pode se safar fazendo isso a cada 5.000 milhas se não dirigir o carro com frequência. Não vá apenas pelos números.



Você precisa verificar o óleo sozinho. Abra o capô e procure a vareta longa e amarela. Geralmente é amarelo, mas nem sempre é o caso. Normalmente existem duas varetas de nível longas no bloco do motor que são facilmente reconhecíveis: uma para o óleo do motor e outra para o fluido da transmissão.

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O fluido de transmissão é de cor avermelhada. Não é isso que você está procurando aqui. O óleo de motor novo é quase transparente ou semelhante ao mel, com um brilho suave e oleoso. O óleo do motor que precisa ser trocado tem uma textura arenosa e pode parecer marrom escuro ou até mesmo preto.



Ferramentas e equipamentos de que você precisa:

  • Filtro de óleo e óleo do motor
  • Chave de filtro de óleo ou chave ajustável de boca larga
  • Conjunto de soquete e catraca
  • Funil
  • Cárter
  • Jack
  • Luvas (opcional)
  • Toalhas Grandes
  • Cunhas de roda

DICA DE CARA : O manual do proprietário fornecerá algumas informações valiosas, como que tipo de óleo de motor você precisa e quantos litros comprar. A maioria dos veículos consome cerca de 4,5 litros de óleo de motor. Quando você for a uma loja automotiva, procure um livreto que eles mantêm perto da seção de óleo de motor.

Encontre a marca e o modelo do seu veículo no livreto e você encontrará o filtro de óleo certo para o trabalho. Seu custo total para óleo e filtro ficará entre $ 20 e $ 30 dólares.

Etapa um: configuração para um trabalho rápido

Estacione o carro em um trecho de asfalto plano e nivelado. Primeiro você precisa deixar seu carro esfriar. O óleo do motor precisa estar frio e no fundo do cárter do seu veículo, esperando que você retire o plugue. Prepare seu equipamento. Alinhe seu novo filtro de óleo e quartos de óleo do motor. Retire seu conjunto de soquete, chave ajustável e catraca.

Coloque seu cárter de óleo por perto. Calce as luvas se quiser manter as mãos limpas. Além disso, você pode querer usar uma toalha grande para que qualquer óleo de motor que passar do cárter não manche o pavimento. Eu também uso um para colocar todas as minhas ferramentas.

DICA DE CARA : Esta é a etapa mais importante. Se você não tiver suas ferramentas bem organizadas desde o início, isso pode se transformar em uma tarde longa e confusa. O objetivo é valorizar essa tarefa, e quem sabe até aproveitá-la. Isso só pode acontecer se você acertar este primeiro passo.

Etapa dois: drenando o óleo antigo

Dependendo de onde você está trocando o óleo e do tipo de veículo que possui, pode ser necessário elevar o veículo. O cárter do veículo geralmente está localizado na seção traseira inferior do bloco do motor, então você precisará levantar a extremidade dianteira do carro. Coloque as cunhas das rodas sob os pneus traseiros porque você estará sob o veículo.

Procure a seção apropriada da estrutura para colocar o macaco. Alguns veículos usam setas para indicar onde colocar o macaco, mas geralmente está localizado a cerca de trinta centímetros atrás do pneu do passageiro dianteiro.

Agora, levante o veículo usando o macaco. Depois que o veículo for levantado, você deve sentir o entorno sob o bloco do motor. Você deseja sentir ao redor por uma bandeja de metal plana que termina em um grande parafuso de metal. Esse é o bujão de drenagem.

Agora, usando seu conjunto de soquete, tente algumas conexões de soquete diferentes naquele parafuso até obter um ajuste confortável. Isso é divertido porque você pode tentar adivinhar o tamanho e ver quantas vezes você leva para encontrar o tamanho certo. Traga sua bandeja de óleo debaixo do bujão de drenagem antes de desparafusá-lo.

Quando estiver bem alinhado, vá em frente e desparafuse o bujão de drenagem. Não vá até o fim. Pouco antes de estar pronto para cair, você vai querer desparafusá-lo nas últimas duas voltas com a mão, para não perder o plugue em um mar de óleo de motor preto.

DICA DE CARA : Lembre-se, direitinho ... esquerdista? Bem, às vezes é invertido. Se você der um bom puxão no parafuso e ele não se mover, tente virar na direção oposta.

Etapa três: mudar o filtro antigo

Nesse ponto, o óleo do motor antigo está sendo drenado do bloco do motor e isso geralmente leva cerca de seis ou sete minutos. Assim, você pode sair de baixo do veículo e começar a trabalhar no filtro de óleo enquanto espera. A maioria dos filtros de óleo tem cores brilhantes, portanto você pode identificá-los facilmente. Eles podem estar localizados em quase qualquer lugar no bloco do motor.

Isso varia muito de modelo para modelo. É um dispositivo redondo de forma cilíndrica. Você pode olhar para o novo que comprou para combiná-lo, se necessário.

Agora que você o localizou. Gire no sentido anti-horário usando a chave do filtro de óleo ou uma chave ajustável. Pegue seu novo filtro de óleo e lubrifique a borda da gaxeta de borracha com um pouco do novo óleo de motor. Em seguida, coloque-o de volta no bloco do motor. Aperte apenas manualmente.

DICA DE CARA : Surpresa. Tenha cuidado com o filtro de óleo do motor antigo. Há algum óleo residual do motor dentro.

Etapa Quatro: Novo Óleo

Volte para debaixo do veículo e certifique-se de que todo o óleo antigo foi drenado. Tudo bem se sobrar apenas algumas gotas. Coloque o parafuso do bujão de drenagem de volta no cárter de óleo do veículo usando o conjunto de soquete e catraca.

Com cuidado, retire o cárter de óleo de baixo do veículo. Você pode despejar esse óleo de motor velho em um tambor ou balde de metal e levá-lo ao posto de gasolina local para reciclagem posterior. Agora, você pode baixar o veículo de volta ao asfalto e remover o macaco e as cunhas das rodas.

Você ainda precisa colocar o novo óleo do motor. Há uma grande tampa de rosca na parte superior do bloco do motor. Provavelmente dirá: ÓLEO DE MOTOR no topo, mas nem sempre é o caso com veículos mais antigos. Consulte o manual do proprietário se não tiver certeza. Depois de aberto, pegue o funil e despeje lentamente todos os quartos de óleo do motor de que você precisa.

Quando terminar, recoloque a tampa e aperte-a manualmente. Você pode verificar a vareta medidora de nível para se certificar de que colocou a quantidade certa de óleo, mas se você seguiu as instruções do manual do proprietário, isso não será necessário.

Etapa Cinco: Limpeza

O trabalho não está completamente feito até que você limpe sua área de trabalho. Isso significa limpar suas ferramentas e colocá-las de volta em ordem para o próximo trabalho.

Conforme mencionado anteriormente, o óleo do motor pode ser reciclado no posto de gasolina local. Nunca deve ser despejado no ralo ou na grama ou sujeira. O filtro de óleo do motor antigo também pode ser reciclado. Basta embrulhá-lo em um saco plástico ou de papel lacrado.

The Takeaway

Claro, esse trabalho de manutenção pode ser feito em 20 minutos pelo pessoal da oficina. Hoje em dia, vai custar quase o mesmo. Esse não é o ponto, no entanto. É um trabalho gratificante e uma maneira de se conectar com seu veículo.

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Você pode encontrar outros problemas no processo, como gaxeta ou mangueira com vazamento que exigirá reparo. Também fica mais fácil cada vez que você faz isso. Gosto de trocar o óleo e o filtro do motor do meu veículo para me relacionar com meus amigos.

Todos nós nos reunimos uma vez por mês ou mais e fazemos todos os nossos carros juntos. É um trabalho sujo, mas é um tempo bem gasto.