A ciência diz que reduzir a comida lixo aumenta o risco de depressão

hambúrguer de junk food

Notícias em alta: Novo estudo estabelece uma ligação entre alimentos ruins e humor

Você gosta de comer junk food? Por causa de sua vida agitada, você frequenta locais de fast food que servem hambúrgueres e batatas fritas? Quando você liga para sua pizzaria favorita, eles o conhecem pelo nome?



Se a resposta for sim, você pode querer ouvir, principalmente se estiver se sentindo triste. Isso porque um novo estudo apresentado no Financial Times (FT) revela que uma dieta regular de fast food, doces e carnes processadas pode aumentar significativamente o risco de depressão.



Investigadores da Manchester Metropolitan University, no Reino Unido, descobriram que comer alimentos conhecidos por promover inflamação - como alto teor de colesterol, gorduras saturadas e carboidratos - coloca as pessoas em um risco 40% maior de depressão.

Os pesquisadores analisaram dados de 11 estudos existentes que exploraram a ligação entre depressão e dietas pró-inflamatórias. Mais de 100.000 pessoas participaram da pesquisa, que incluiu pessoas de várias origens étnicas, abrangendo vários continentes. A faixa etária foi de 16 a 72 anos.



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O que os cientistas descobriram foi direto. As pessoas que viviam em uma dieta predominantemente pró-inflamatória (junk food) eram 1,4 vezes mais provável ter depressão ou sintomas depressivos.

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Os investigadores também encontraram resultados consistentes, independentemente da idade ou sexo. “Esses resultados têm um enorme potencial clínico para o tratamento da depressão e, se for verdade, outras doenças como o Alzheimer, que também têm um componente inflamatório subjacente”, observou Steven Bradburn, da Manchester Metropolitan University.



O estudo foi publicado no Journal of Clinical Nutrition.

O artigo do Financial Times prossegue sugerindo que, para pessoas que vivem com depressão, em parte causada por alimentos não saudáveis, a opção por refeições mais saudáveis ​​pode reduzir os sintomas depressivos.

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“A dieta mediterrânea de azeite, tomate, vegetais verdes e peixes gordurosos pode ajudar a reduzir os sintomas depressivos. A inflamação é o sistema de defesa natural do corpo contra infecções, lesões e toxinas. Para se proteger de danos, o corpo libera proteínas, anticorpos e aumenta o fluxo sanguíneo para as áreas afetadas, causando vermelhidão e inchaço. No entanto, a inflamação crônica coloca o corpo em constante estado de alerta e já foi associada a doenças como câncer, asma e doenças cardíacas. Acredita-se que essa inflamação persistente, particularmente no cérebro, contribua para a morte neuronal ”, relata FT.

Em um nível intuitivo, as descobertas deste estudo fazem sentido. Se você vive com uma dieta regular de alimentos ruins, isso vai fazer você se sentir lento. Além disso, é provável que adicione quilos indesejados à sua cintura.

Como acontece com a maioria das coisas na vida, a moderação é fundamental. Por exemplo, sabemos de um estudo publicado anteriormente que pequenas quantidades de álcool ( como uma taça de vinho ) pode ser bom para sua saúde.

Você come muita comida lixo? Em caso afirmativo, que impacto isso teve em seu humor? Mudar sua dieta fez você se sentir melhor?