Seis Processos Centrais de Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

homem sentado no tronco

Processos centrais do ACT

Terapia de Aceitação e Compromisso ( AGIR ) é uma forma de terapia cognitivo-comportamental projetada para ajudar a aumentar a flexibilidade psicológica (Hayes, 2004).



Nos círculos de aconselhamento, muitas vezes ouvimos sobre o ACT, mas poucas pessoas sabem sobre seus componentes principais.



Neste post, vou guiá-lo pelos seis principais processos do ACT de uma maneira simples e fácil de entender. Além disso, vou ajudar a traçar uma linha entre o uso de ACT e o bem-estar.

olhos castanhos contra verdes

Vamos começar!



Seis Processos Centrais do ACT

Em sua essência, o ACT se preocupa com seis processos principais que estão associados à flexibilidade psicológica. Esse é um termo de $ 10,00 usado para descrever o pensamento expansivo.

Para sua informação: o que é importante ter em mente é que todos os seis funcionam em conjunto, em oposição aos blocos individuais.

Veja isso:



1. Valores

Um componente chave do ACT é valores . Isso significa reconhecer o que importa a maioria para você o que você realmente quer que sua vida seja.

Os exemplos incluem amizades, família, relações de trabalho, espiritualidade e assim por diante.

2. Ação Comprometida

Neste contexto, ação comprometida significa fazer as coisas que agregam valor à sua vida.

Os exemplos incluem escrever, ler, fazer apresentações, formar laços com entes queridos, nutrir os outros, cuidar e criar.

3. Aceitação

Um grande aspecto do ACT é aceitação . Resumindo, isso significa abraçar todas as suas experiências, incluindo as indesejadas ou coisas que você vê como “negativas”.

Exemplo: Aceitar isso como parte da sua personalidade, você pode ser generoso e gentil, mas também rápido para julgar ou atacar.

4. Desfusão

Este aspecto do ACT requer que você se afaste de si mesmo de uma forma objetiva. Essencialmente, desfusão significa perceber seus pensamentos e processos de pensamento, sem ficar obcecado ou tentar alterá-los.

como obter olhos cinzentos naturalmente

Exemplo: Ocasionalmente, você tem pensamentos intrusivos sobre alguém que ama ser ferido. Em vez de tentar parar os pensamentos, você simplesmente reconhece a presença deles enquanto percebe que os pensamentos não são realidade.

5. Contato com o momento presente

Um dos aspectos surpreendentes do ACT é sua ênfase em viver no aqui e agora. Tendo contato com o momento presente , você está mais consciente de suas experiências conforme elas acontecem neste exato momento.

Exemplo: Ao acampar na floresta, você percebe uma águia voando acima. Em sua mente, você diz a si mesmo: Eu vejo a águia e estou ciente de seu padrão de vôo .

tudo sobre o homem touro

6. Auto no contexto

O componente final do ACT é ver o eu no contexto . Basicamente, isso significa que você entra em contato com o seu profundo senso de identidade (ou seja, o 'você' que fica atrás de seus olhos). Esta é a parte observadora de quem você é e é distinta de seus próprios pensamentos, memórias e sentimentos.

Exemplo: você considera seu próprio desenvolvimento humano e onde você está na vida. Como parte desta reflexão, você está ciente de que sua educação influenciou o aqui e agora e pode ou não impactar o futuro.

Embrulhar

Não há nada de 'nova era' na Terapia de Aceitação e Compromisso. Em vez disso, é uma abordagem de bem-estar que atrai os princípios da terapia cognitiva, permitindo 'espaço' para espiritualidade e pensamento não linear.

Se você está procurando a melhor maneira de viver no aqui e agora, encorajo-o a aprender tudo o que puder sobre o ACT. Como uma abordagem de aconselhamento para homens, descobri que os homens gostam particularmente dessa abordagem de bem-estar.

Para saber mais, visite este “O que é ACT” página. Obrigada por apareceres!

Referências

Hayes, S. (2004). Terapia de aceitação e compromisso, teoria da estrutura relacional e a terceira onda de terapias comportamentais e cognitivas. Terapia Comportamental , 639-655.