Usar óculos escuros de âmbar pode ajudar na insônia

Novo estudo pode oferecer alívio para quem sofre de insônia

Você passa tempo no smartphone à noite, navegando em histórias no Facebook? Antes de dormir, você assiste a vídeos no Hulu? Se a resposta for sim, você não estaria sozinho.



Pensa-se que quase noventa por cento dos americanos usam algum tipo de dispositivo emissor de luz, como um tablet ou telefone, nas horas antes de dormir.



O que você pode não saber é que o uso desses aparelhos pode interferir no seu sono e contribuir para a insônia, de acordo com pesquisa .

A resposta intuitiva é pular a tecnologia e fazer outra coisa, como ler um livro. Mas você realmente vai fazer isso - especialmente quando falta largura de banda mental após um longo dia de trabalho?



Ciente de que as pessoas que vivem com insônia lutam para mudar seus hábitos, um grupo de pesquisadores do Columbia University Medical Center decidiu realizar um experimento.

Especificamente, eles procuraram reduzir os efeitos negativos da exposição noturna à luz ambiente enquanto os sujeitos usavam seus aparelhos emissores de luz azul.

O estudo aparecerá na edição de janeiro da Journal of Psychiatric Research .



Tablets, smartphones e outros dispositivos sem fio empregam diodos emissores de luz (LEDs), que têm um forte comprimento de onda na parte azul do espectro de luz.

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Isso é importante saber porque pesquisas científicas anteriores demonstraram que a luz azul à noite suprime a melatonina e aumenta o estado de alerta, interferindo assim no processo cerebral que provoca sonolência e sono.

O uso de lentes cor de âmbar atua como um agente bloqueador contra a luz azul, o que ajuda a mitigar esses efeitos.

Os pesquisadores da Columbia, liderados por Ari Shechter, Ph.D., professor assistente de ciências médicas, levantaram a hipótese de que bloquear a luz azul algumas horas antes de dormir poderia levar a uma melhora do sono em pessoas com insônia.

Para testar sua teoria, os pesquisadores recrutaram 14 pessoas com diagnóstico de insônia para participar do pequeno estudo. Por sete noites consecutivas, os indivíduos usaram armações âmbar envolventes que bloqueavam a luz azul ou com lentes transparentes de placebo por duas horas antes de deitar.

Quatro semanas depois, os participantes trocaram para o outro par de óculos e repetiram o protocolo.

Os resultados foram fascinantes.

Os investigadores descobriram que os participantes dormiam cerca de 30 minutos a mais quando usavam as lentes âmbar em comparação com as lentes transparentes.

Em pesquisas autorrelatadas, os participantes também indicaram que dormiam melhor, mais e mais profundamente - depois de usar armações âmbar - reduzindo assim a gravidade de sua insônia.

As descobertas foram consistentes com linhas de pesquisa anteriores mostrando um benefício das lentes de bloqueio de luz azul na melhoria do sono, mas a replicação enfatizada da pesquisa precisa acontecer em estudos controlados maiores, disse Shechter.

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“Agora, mais do que nunca, estamos nos expondo a grandes quantidades de luz azul antes de dormir, o que pode contribuir ou agravar os problemas de sono”, compartilhou Shechter. “As lentes âmbar são acessíveis e podem ser facilmente combinadas com outras técnicas cognitivas e comportamentais estabelecidas para o controle da insônia.”

Hoje, muitos dispositivos inteligentes permitem que os usuários mudem de luz azul para âmbar; algo que Shechter acha que é uma boa ideia.

“Recomendo usar a configuração âmbar nos smartphones à noite, além de reduzir manualmente os níveis de brilho. Mas a luz azul não vem apenas de nossos telefones. É emitido por televisores, computadores e, mais importante, por muitas lâmpadas e outras fontes de luz LED que são cada vez mais usadas em nossas casas porque são eficientes em termos de energia e custo-benefício ”, disse ele.

“A abordagem dos óculos nos permite filtrar a luz de comprimento de onda azul de todas essas fontes, o que pode ser particularmente útil para indivíduos com dificuldades de sono”, acrescenta Shechter.

O uso de óculos âmbar também pareceu reduzir a pressão arterial nos participantes do estudo, de acordo com dados publicados anteriormente nesta linha de pesquisa na edição de setembro da Sleep Medicine.

“No futuro, será interessante examinar se esta abordagem de bloqueio da luz azul pode ser útil para melhorar os resultados cardiovasculares, como hipertensão em indivíduos com sono insuficiente.”

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Fonte: EurekAlert / Journal of Psychiatric Research